Da Redação
Rio de Janeiro, RJ, 07 de julho de 2017
Há exatos dois anos, o caô acabou. No dia 07 de julho de 2015, José Paolo Guerrero Gonzales foi apresentado no Clube de Regatas do Flamengo e começou sua história como camisa 9 flamenguista. Acabava ali não apenas o caô, mas a paz dos goleiros adversários. Foram 91 jogos, 39 gols, muita raça, entrega e dedicação a tradicional camisa Rubro-Negra.
Guerrero foi a principal contratação do Flamengo em 2015 e a mais importante transferência do futebol brasileiro naquele ano. O atacante peruano vinha de conturbada rescisão com o Corinthians, e o Flamengo abriu as portas. Logo na primeira entrevista, durante a apresentação no Ninho do Urubu, ele caiu nas graças da Nação. “O Flamengo tem a maior torcida do mundo e é muito conhecido internacionalmente. Prometo dar muito de mim e tentar ganhar sempre”.
Guerrero assinou com o Flamengo no dia 29 de maio, mas só foi apresentado no dia 7 de julho porque havia uma Copa América no meio do caminho. Ele defendeu o Peru na disputa no Chile e contou com a torcida da Nação. Deu certo. Sua seleção chegou à semifinal, graças aos quatro gols que Guerrero marcou na competição, da qual também foi o artilheiro.
Mas acabada a missão nos Andes. Um dia após a apresentação, Guerrero já foi a campo com seus companheiros na fria Porto Alegre para encarar o Internacional. E a espera durou pouco. Apenas 10 minutos. Ainda sem o entrosamento devido com os companheiros, pois fez apenas um treino, mas o talento prevaleceu. Jorge cruzou da esquerda, Canteros ajeitou, e Guerrero concluiu. O caô recebeu seu primeiro golpe naquela noite no Beira Rio.
Vinte e três equipes já foram vítimas do craque com a camisa do Flamengo. As “favoritas” são as cariocas Boavista, Fluminense e Botafogo, cada uma com quatro gols na conta. Atlético Mineiro e Chapecoense possuem três ações do Guerrero para negociar na bolsa de gols, enquanto São Paulo, Nova Iguaçu e seu ex-time Corinthians foram buscar a bola duas vezes no fundo da rede. Confira no gráfico abaixo quem mais sofreu com a sede de gols do peruano.
Na 3ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série A com 20 pontos conquistados em 11 jogos realizados, o Flamengo encara neste sábado, 08, ás 18h, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), o Vasco, 6° colocado na competição nacional com 17 pontos ganhos. A partida é válida pela 12ª rodada. Os seis primeiros colocados garantem vaga na próxima edição da Copa Libertadores.