Da Redação
Rio de Janeiro, RJ, 02 de outubro de 2017
Em seu último trabalho de preparação antes do confronto contra a Ponte Preta, o técnico colombiano Reinaldo Rueda falou sobre a sequência do Flamengo nas duas competições em disputa – Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Na última quarta-feira, 27 de setembro, o Rubro-Negro carioca foi derrotado pelo Cruzeiro na final da Copa do Brasil e ficou com o vice-campeonato.
“Hoje houve uma reunião com todos os jogadores, diretores e comissão técnica para sabermos que teremos que seguir em frente. Queremos mais e sabemos que teremos dois grandes desafios pendentes, que são o Brasileirão e a Copa Sul-Americana. Nosso compromisso é estar sempre ganhando dentro de campo, e vamos trabalhar para alcançá-lo”, projetou.
A ‘mística vencedora’ que vem sendo implantada no elenco também foi foco das perguntas realizadas por parte dos jornalistas presentes. A importância da competitividade em todas as partidas foi ressaltada pelo treinador. “Sempre vai ser nossa tarefa a cobrança dessa mística, dessa mentalidade. Todos os jogos são muito importantes para nós. Não há muita diferença”, disse Rueda.
O comandante da equipe carioca também explicou a opção por manter Vinicius Júnior junto ao grupo durante o período no qual será disputada a Copa do Mundo Sub-17. “Foi uma situação analisada com a diretoria, com a comissão e com o Vinicius. Queremos o melhor para ele, é um jogador consciente, inteligente, importante para a Seleção. Mas ele não participou das semanas de preparação. Ele sabe que pode chegar e ajudar, mas também quer respeitar isso. Ele sabe que a Seleção tem bons jogadores e vai ficar conosco. Esperamos que a Seleção tenha sucesso no Mundial”, comentou.
Acerca das críticas individuais que atletas rubro-negros vêm recebendo nas últimas semanas, principalmente após a final da última quarta-feira, Rueda foi enfático. Em decisões por pênaltis, o que ocorre durante o tempo regulamentar muitas vezes é ignorado nas análises pós-jogo, e foi exatamente esse o ponto da fala do treinador. “É preocupante para o futuro do futebol no país e pelo futuro dos jornalistas do Brasil para o Mundial de 2018, porque a capacidade de análise está focada apenas em uma situação, que, inclusive, está fora dos 90 minutos”, disse
“Vocês como jornalistas brasileiros estarão ao lado da Alemanha, da Rússia, da Holanda e dos outros classificados da América do Sul, da África e da Ásia. A capacidade de análise deve ser do jogo, táticas. Me parece ser um desgaste desnecessário. Será que isso beneficia o futebol brasileiro?”, concluiu.
Na 7ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série A com 39 pontos conquistados em 25 jogos realizados, o Flamengo encara nesta segunda-feira, 02, ás 20h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), a Ponte Preta, 18° colocado na competição nacional com 28 pontos ganhos. A partida é válida pela 26ª rodada. Os seis primeiros colocados garantem vaga na próxima edição da Copa Libertadores.