Antônio Boaventura
Guarulhos, SP, 02 de janeiro de 2018
Entre as 48 edições já realizadas da Copa São Paulo, a cidade de Guarulhos (SP) esteve presente em 15 delas. No entanto, em 1998, ano da primeira participação da cidade no campeonato, o Internacional (RS), é até aqui, o único clube a jogar no estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira e levantar a taça da competição. O técnico do Colorado naquela ocasião era Guto Ferreira, que atualmente comanda o Bahia.
Naquela, que foi a 29ª edição, a equipe do Rio Grande do Sul encerrou a primeira fase na liderança do grupo H com 6 pontos conquistados em 3 jogos realizados. Na estréia, o Internacional (RS) venceu o Rio de Janeiro, atual CFZ, por 2 a 0, porém, foi surpreendido pela AD Guarulhos pelo placar de 1 a 0. Entretanto, na rodada derradeira da fase inicial o time vermelho bateu a Portuguesa por 2 a 1.
Nas demais etapas, os gaúchos despacharam o Santos (1 a 0), Desportiva Ferroviária (ES) (1 a 0), Cruzeiro (5 a 4) e a Ponte Preta, nos pênaltis por 5 a 4, após empatar no tempo normal em 1 a 1. Para o técnico Guto Ferreira, que chegou a comandar o Internacional (RS) na temporada anterior, este título teve uma grande importância para o clube.
“Naquela época o título significou muito, até por que era o título Brasileiro da categoria a 19 anos atrás”, falou o técnico Guto Ferreira, que depois de comandar o Colorado na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, acertou o seu retorno para o time do Bahia nesta temporada.
A equipe titular comandada por Guto Ferreira era composta pelo goleiro João Gabriel, os defensores Jardel, Lúcio (pentacampeão com a Seleção Brasileira), Ronaldo e Mineiro, os meio-campistas Donizete, Juca, Clayton e Diogo Rincón, além dos atacantes Manoel e Fábio Pinto.