Da Redação
Rio de Janeiro, RJ, 08 de janeiro de 2018
Baseado no planejamento do departamento de futebol rubro-negro para a temporada 2018, parte dos atletas que compõem o elenco foi cedida por empréstimo a clubes de diversos centros do futebol mundial. Entretanto, o maior impasse segue sendo sobre a permanência ou não do técnico colombiano Reinaldo Rueda, que tem proposta para comandar a seleção do Chile.
Os meia-atacantes Matheus Savio, que participou da temporada 2017 com o Flamengo, e Cafu, que atuou pelo Ceará, seguirão para o Estoril, de Portugal. Em adição a eles, o atacante Nixon também seguirá para a Europa nessa temporada, juntando-se ao Kalmar, da Suécia. Enquanto isso, Thiago Santos e Trindade seguirão para a Índia, onde jogarão por Mumbai FC e Jamshedpur, respectivamente.
Outros atletas revelados na base rubro-negra jogarão em equipes nacionais. O lateral-direito Thiago Ennes defenderá o Náutico-PE. Já o lateral-esquerdo Moraes atuará pelo São Bento-SP. Gabriel Silva seguirá para o Sul do país para vestir a camisa do Veranópolis-RS. Após o empréstimo na última temporada, o meio-campista Canteros seguirá na Chapecoense em 2018. O argentino atuará ao lado do volante Márcio Araújo, que foi cedido à equipe catarinense.
O Rubro-Negro carioca não contará com a participação dos atletas cujos contratos com o clube chegaram ou chegarão ao fim. São eles o zagueiro Rafael Dumas; os volantes Muralha e Luiz Antonio; o meia Conca; e os atacantes Gabriel Ramos, Rafinha e Douglas Baggio, além de Paulinho, que terá seu vínculo terminado no dia 28 de fevereiro.
Neste domingo, o Flamengo completou o fim de semana de atividades no Ninho do Urubu com o foco nos exercícios que priorizam o aspecto cardiorrespiratório e a coordenação. O treinamento foi realizado nas dependências do Centro de Excelência em Performance do Flamengo (CEP FLA).