BUSCAR NOTÍCIA

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_

Opinião: Apitar uma partida é fácil….

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Coluna A Regra é Uma Só, por Antônio Cláudio Ventura
Guarulhos, SP, 13 de fevereiro de 2018

Até pode ser, desde que o árbitro tenha uma boa formação. E isso não representa dizer que sua intelectualidade deve ser grande ou forte. O que vai prevalecer é o seu interesse pela arbitragem, seu conhecimento sobre as Regras do Jogo, a legislação desportiva, os regulamentos das competições e, principalmente, saber da história do futebol e os Espíritos das Regras e Jogo.

É óbvio que muita gente nunca ouviu falar ou leu sobre o que citei acima. Mas, para o árbitro, ou para um “Bom Árbitro”, entender e fazer prevalecer o Espírito da Regra nas disputas da bola, é fundamental para que saia desapercebido no final da disputa.

Outro fator que faz a diferença nas suas atuações é, sem dúvida, a sua maneira de vida pessoal. Não basta apenas ter uma excelente condição física, uma boa capacidade visual. Isso ajuda, mas estar bem colocado e enxergar bem não é o suficiente para acertar na sua decisão final.

Se quer arbitrar, ou apitar, é preciso ter COMPROMISSO com aquilo em que está envolvido; é preciso HUMILDADE para entender o porquê da sua indicação; é preciso saber até onde vai a sua FLEXIBILIDADE, o que vai lhe dar o bom senso ideal dentro da disputa.

E, ainda, ter ÉTICA dentro e fora do campo, sabendo como se comportar com dirigentes, jogadores, torcedores, os demais árbitros escalados consigo e, manter um bom inter-relacionamento com os profissionais da imprensa.

Trocando em miúdos, o árbitro deve procurar sempre seu desenvolvimento como pessoa, pois durante o tempo em que estiver no exercício da sua autoridade, a sua personalidade estará sendo conhecida e questionada por todos os envolvidos na partida. Sim, apitar uma partida até pode ser fácil….desde que tenha competência para tanto!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_