BUSCAR NOTÍCIA

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_

Opinião: Catanduva FC: o novo clube profissional de futebol da cidade

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Coluna Futebol Caipira, por Luiz Ademar
São Paulo, SP, 26 de fevereiro de 2018

Agora é oficial: a cidade de Catanduva, que já tinha o Grêmio Catanduvense, terá mais um clube de futebol profissional. Idealizado pelo padre Osvaldo, responsável pela Escolinha de Futebol Padre Osvaldo, projeto social que acolhe cerca de 300 garotos, o Catanduva Futebol Clube é o mais novo integrante do mundo da bola. A nova agremiação foi anunciada na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Bom Pastor.

O time disputará a Quarta e última Divisão do Campeonato Paulista em 2018 (chamada de Segunda Divisão pela Federação Paulista de Futebol) e adotará as cores da bandeira do município: azul, amarelo e vermelho. Segundo o pároco, o crescimento inesperado do projeto social foi o verdadeiro estopim para a criação do Catanduva FC.

“A Escolinha (de Futebol Padre Osvaldo) foi crescendo, aparecendo alguns meninos bons de bola e nós procuramos parcerias com clubes. No entanto, percebemos que os clubes não teriam condições de absorver todos os nossos meninos. Então, para dar vazão a eles, para dar continuidade ao sonho deles, surgiu a necessidade de filiar um clube para federar os meninos”, contou o padre.

Ainda de acordo com o idealizador, que esteve na FPF em janeiro para definir todos os detalhes administrativos para a criação do novo time, até que o mesmo saísse do papel, a decisão não foi fácil. Afinal, a cidade já tinha o Grêmio Catanduvense no futebol profissional. Porém, tudo acabou dando certo.

“Estivemos na Federação em outubro e sacramentamos a necessidade da criação da equipe. Começamos a trabalhar, organizamos o Conselho Deliberativo e aprovamos o estatuto do clube. A diretoria foi montada e o técnico (Ney Júnior) também está contratado”, declarou o pároco.

Fundada em 2010, a Escolinha de Futebol Padre Osvaldo começou com, aproximadamente, 100 garotos da catequese da Paróquia Imaculada Conceição e com um objetivo muito claro: tirá-los da rua.

“O intuito do projeto sempre foi esse. Tirá-los da realidade desse bairro, que é delicado em função do tráfico de drogas, e mostrar o caminho correto. Hoje, a gente conta com cerca de 300 crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos, e eu tenho certeza absoluta que vários desses meninos conseguirão realizar o sonho de jogar futebol profissionalmente. O Catanduva FC será a porta de entrada para esse sonho”, afirmou o técnico do sub-15, Sérgio Ricardo Amaro, o Zinhão.

Atualmente, a Escolinha – será integrada às categorias de base do Catanduva FC – conta com as categorias sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17, e já começa a colher frutos.
“Temos um garoto, goleiro, no São Caetano e outros dois meninos de malas prontas para o clube no começo do ano que vem. Temos também uma menina que está sendo acompanhada pelo Santos”, revelou o coordenador do projeto, Renato Silva. “A intenção do Catanduva FC é dar para esses meninos o que eles nunca tiveram: oportunidade”, finalizou.

No futebol profissional, o Catanduva estará em ação a partir do mês de abril. A nova equipe, comandada pelo técnico Ney Júnior, estreia na Quarta Divisão dentro de casa, no dia 7 de abril (sábado), às 16 horas, contra o Fernandópolis.

O Catanduva está no Grupo 2, ao lado de América (São José do Rio Preto), Internacional (Bebedouro), Bandeirante (Birigui), Taquaritinga, Fernandópolis. Grêmio Catanduvense e José Bonifácio. A competição será Sub 23 e disputada por 40 clubes, com chaves regionalizadas.

Na primeira fase, os clubes jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, classificando-se para a segunda fase os três com o maior número de pontos ganhos e o melhor quarto colocado, independente do grupo. A expectativa na cidade de Catanduva e muito grande. E nem poderia ser diferente, pois os moradores estarão divididos entre duas equipes: Catanduva e Grêmio Catanduvense.

E o primeiro clássico já tem data para acontecer. Está previsto para a quarta rodada, dia 27 de abril, sexta-feira, às 20 horas. E promete agitar a última divisão do futebol paulista! Fortes emoções!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_