BUSCAR NOTÍCIA

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_

Opinião: Segundona ou quarta divisão do Paulista?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Coluna Futebol Caipira, por Luiz Ademar
São Paulo, SP, 05 de março de 2018

Vai começar no de 7 de abril (sábado) o Campeonato Paulista da Quarta Divisão de 2018! Isso mesmo! A última divisão do futebol estadual estará em ação com a participação de 40 clubes. Porém, logo de início, já temos um dilema! Por que o departamento técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF) chama a competição de Segunda Divisão? Para mim, claro, essa divergência é muito fácil de ser explicada e você amigo torcedor (a) vai tirar as suas conclusões assim que terminar de ler esse texto.

Para a FPF, o que considero a Quarta Divisão do Paulista é chamada de Segunda Divisão pelo simples fato de, para a entidade que comanda o futebol de São Paulo, a Primeira Divisão é dividida em três Séries: A-1 (com 16 clubes), A-2 (outros 16) e A-3 (20 equipes). E a última divisão deve ser tratada como Segundona!
Já no meu entendimento, sem querer ser o dono da verdade, mas mostrando alguns argumentos que considero plausíveis, o Paulistão é Primeira Divisão. A Série A-2 (Segunda Divisão) e a A-3 (Terceira). Portanto, a última divisão deve ser chamada de Quarta!

E qual é a minha lógica? Como as Séries A-1, A-2 e A-3 podem ser chamadas, todas, de Primeira Divisão, se não existe nenhum confronto entre os clubes das séries diferentes? Sem confronto, um time da A-2 jamais vai disputar o título da A-1 ou da A-3. Logo esse mesmo time vai jogar sempre dentro da sua divisão, tentando o acesso à seguinte, ou lutando para evitar o rebaixamento.

No Paulistão, por exemplo, os 16 clubes foram divididos em quatro chaves de quatro. As equipes da mesma chave não se enfrentam, logo, disputarão na primeira fase 12 partidas. Os dois primeiros de cada chave garantem classificação às quartas de final, enquanto os dois últimos, na classificação geral, serão rebaixados à Série A-2.

Percebam que os clubes da Série A-1 não enfrentam os da A-2, que não encaram os da Série A-3. Se fossem todos da mesma divisão, o confronto aconteceria. Por tudo isso, eu entendo que é equivocado a FPF considerar todos de uma única divisão. E adoto a minha nomenclatura: A-1 (Primeira), A-2 (Segunda) e A-3 (Terceira). E agora tratarei como vocês da Quarta Divisão.

A Quarta Divisão será diferente em 2018. Os clubes só poderão aproveitar jogadores com até 23 anos. Antes, pelo regulamento, era permitido até três atletas acima dessa idade. E muitas equipes contratavam veteranos para atrair torcedores e patrocinadores.

Além da competição priorizar agora a garotada, clubes tradicionais, que já disputaram o Paulistão, estarão em ação, como XV de Jaú, Francana, Taquaritinga, América (São José do Rio Preto), Bandeirante (Birigui), Catanduvense (Catanduva), Comercial (Ribeirão Preto), Paulista (Jundiaí), Jabaquara (Santos) e São José.

Tem também o retorno do São-Carlense (São Carlos), o retorno às atividades do Guarujá, as estreias do Catanduva, Mauá, Talentos, de Marília, mas que jogará em Bauru, etc.
Confira os 40 participantes e os seus respectivos grupos:

GRUPO 1
Andradina Esporte Clube – Andradina
Associação Esportiva Santacruzense – Santa Cruz do Rio Pardo
Clube Atlético Assisense – Assis
Grêmio Desportivo Prudente – Presidente Prudente
Osvaldo Cruz Futebol Clube – Osvaldo Cruz
Talentos 10 Atlético Clube S/A – Marília
Tupã Futebol Clube – Tupã
Vocem Vila Operária Clube Esporte Mariano – Assis

GRUPO 2
América Futebol Clube – São José do Rio Preto
Associação Atlética Internacional – Bebedouro
Bandeirante Esporte Clube – Birigui
Catanduva Futebol Clube – Catanduva
Clube Atlético Taquaritinga – Taquaritinga
Fernandópolis Futebol Clube – Fernandópolis
Grêmio Catanduvense de Futebol – Catanduva
José Bonifácio Esporte Clube – José Bonifácio

GRUPO 3
Associação Atlética Francana – Franca
Brasilis Futebol Clube Ltda. – Águas de Lindóia
Comercial Futebol Clube – Ribeirão Preto
Esporte Clube XV de Novembro – Jaú
Grêmio Desportivo São-Carlense Ltda. – São Carlos
Independente Futebol Clube – Limeira
Jaguariúna Futebol Clube – Jaguariúna
Sociedade Esportiva Itapirense – Itapira

GRUPO 4
Amparo Athlético Club – Amparo
Associação Atlética Flamengo – Guarulhos
Associação Desportiva Guarulhos – Guarulhos
Clube Atlético Joseense – São José dos Campos
Clube Atlético Mogi das Cruzes Futebol – Mogi das Cruzes
Paulista Futebol Clube Ltda. – Jundiaí
São José Esporte Clube – São José dos Campos
União Futebol Clube – Mogi das Cruzes

GRUPO 5
Associação Atlética Itararé – Itararé
Associação Desportiva de Guarujá – Guarujá
Barcelona Esportivo Capela Ltda. – São Paulo
Elosport Capão Bonito – Capão Bonito
Esporte Clube Primavera – Indaiatuba
Grêmio Esportivo Mauaense – Mauá
Jabaquara Atlético Clube – Santos
Mauá Futebol Treinamentos e Esportes Eireli – Mauá

REGULAMENTO

Na primeira fase os clubes jogarão dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, classificando-se para a segunda fase os três primeiros colocados, além do melhor quarto colocado, independente do grupo a que pertença. Ou seja, 16 times irão para segunda fase.

Na segunda fase, os 16 clubes serão divididos em quatro grupos com quatro times, jogando outra vez em ida e volta dentro dos respectivos grupos. E só os dois primeiros colocados, de cada chave, estarão classificados à terceira fase.

Os oito classificados na terceira fase serão divididos em dois grupos com quatro times. Jogam outra vez em ida e volta e os dois primeiros colocados serão semifinalistas.

Na semifinal, o clube com a melhor campanha, na somatória das fases, enfrenta o quarto com melhor campanha. E o segundo e terceiro, respectivamente, medem forças na outra partida. Tudo em ida e volta e os finalistas, além de disputarem o título, garantem o acesso à Série A-3 (Terceira Divisão) em 2019.

Vale a pena conferir. Os jogos são atrativos, a Rede Vida e a FPFTV (internet) transmitirão muitos jogos e a competição vai de abril até o 27 de outubro.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_