BUSCAR NOTÍCIA

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_

Série A1: Com a camisa do Verdão, Borja se torna o primeiro artilheiro estrangeiro do Paulista nos últimos 105 anos

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

Da Redação
São Paulo, SP, 09 de abril de 2018

Apesar do vice-campeonato, a campanha do estadual de 2018 ficará marcada na carreira de Miguel Borja. Afinal, o atacante palmeirense foi protagonista de um feito inédito: com sete gols, o colombiano se tornou o primeiro artilheiro estrangeiro da era profissional do Campeonato Paulista (desde 1933) e, de quebra, o primeiro gringo dos últimos 105 anos – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulistão anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

Além de Whatley e Borja, os outros estrangeiros que sagraram-se artilheiros na história do futebol paulista foram Herbert Boyes (inglês do São Paulo Atlhetic, em 1903, 1904 e 1910), Hermann Friese (alemão do Germânia, em 1905) e Fuller (alemão do Germânia, em 1906).

Borja, assim, juntou-se a um hall seleto de artilheiros do Palmeiras em todos os tempos do Campeonato Paulista (é o 9º palmeirense a conseguir tal façanha), ao lado de nomes como, dentre outros, os de Heitor Marcelino Domingues, Romeu Pelliccari, Humberto Tozzi, César Maluco, Evair e Alex Mineiro. O último a conquistar a artilharia do torneio pelo Palmeiras havia sido Alan Kardec, na edição de 2014 do torneio.

O colombiano chegou ao Palmeiras como reforço para a temporada de 2017 após ter sido eleito o melhor jogador das Américas defendendo as cores do Atlético Nacional-COL, clube pelo qual, inclusive, conquistou o título da Libertadores de 2016 – inclusive, fez o gol do título na vitória por 1 a 0 diante do Independiente del Valle.

No Verdão, o atacante passou por um período de adaptação ao futebol brasileiro na temporada passada – fazendo dez gols em 43 jogos – e vem sendo um dos principais destaques do time neste ano de 2018. Além de ter sido o artilheiro do Paulistão, com sete gols em 14 jogos, também é o principal goleador do Alviverde na temporada, com nove gols (os outros dois foram válidos pela Copa Libertadores). Ao todo, o colombiano possui 57 partidas pela agremiação, com 35 vitórias, nove empates e 14 derrotas, além de 19 gols marcados.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_