Da Redação
Moscou, RUS, 25 de junho de 2018
Terminou a primeira fase da Copa do Mundo nos Grupos A e B. E já estão definidos os primeiros confrontos das oitavas de final. A Rússia, dona da casa, que ficou na segunda colocação no A, enfrentará Espanha, o primeiro do B. A partida está prevista para o próximo sábado (30/6), às 15 horas, em Sochi Já Uruguai, o primeiro do Grupo A, terá pela frente Portugal, do craque Cristiano Ronaldo, segundo colocado do B. O duelo será no domingo (1/7), às 11 horas, em Moscou.
A definição do Grupo A aconteceu nesta segunda-feira (25), em Samara, e o Uruguai deu um show de bola em cima da anfitriã Rússia. Vitória por 3 a 0, gols de Suárez, em cobrança de falta, Cheryshev, contra, em chute de Laxalt, e Cavani.
Uruguai, com 100% de aproveitamento, terminou com nove pontos, contra seis do vice-líder do Grupo A, a Rússia. No outro jogo da chave, apenas para cumprir tabela, em Volgogrado, a Arábia Saudita, com gols de Al Dawsari e Al Faraj, de virada, derrotou o Egito por 2 a 1. Salah havia aberto o placar.
Pelo Grupo B, a zebra passeou tranquilamente. E faltou pouco para um dos favoritos, Portugal e Espanha, ficar fora das oitavas de final. Em Saransk, com o árbitro de vídeo, o popular VAR, participando desnecessariamente da partida e fazendo a arbitragem ter interpretações esquisitas, Portugal e Irã, que precisa vencer para se classificar, ficaram no empate por 1 a 1.
Portugal abriu o placar com um golaço de Quaresma, no primeiro tempo. Depois, com a ajuda do VAR, o árbitro marcou pênalti inexistente em Cristiano Ronaldo. O craque português cobrou mal e o goleiro defendeu. Depois, nos minutos finais, com a ajuda do VAR, o árbitro marcou outra vez um pênalti inexistente, e Ansarifard deixou tudo igual.
Já em Kaliningrado, a Espanha chegou ao empate por 2 a 2 o eliminado Marrocos nos minutos finais. A seleção marroquina fez 1 a 0, , em vacilo defensivo espanhol, que Boutaib arrancou com a bola dominado, do meio-campo, invadiu a área e fez 1 a 0. Em seguida, ainda no primeiro tempo, Isco deixou tudo igual.
No segundo tempo, após cobrança de escanteio, En-Nesyri, de cabeça, fez 2 a 1 para Marrocos. No final da partida, Aspas, de calcanhar, marcou e o auxiliar ficou em dúvida se ele estava impedido. Porém, com a ajuda do VAR, a arbitragem confirmou a legalidade da jogada: 2 a 2.
A Espanha, que marcou seis gols, ficou na primeira colocação porque Portugal marcou apenas cinco gols. As duas seleções europeias terminaram com cinco pontos, contra quatro do Irã.