Da Redação
Sochi, RUS, 30 de junho de 2018
A dupla Suárez, do Barcelona, e Cavani, do Paris Saint Germain, que comanda o ataque do Uruguai, levou a melhor em cima do Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, estrela isolada de Portugal, neste sábado (30/6), pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. No duelo em Sochi, pelas oitavas de final, os uruguaios venceram os portugueses por 2 a 1 e estão classificados.
O grande herói da classificação uruguaia foi o artilheiro Cavani, autor de dois lindos gols. Porém, para desespero da torcida uruguai, ele sentiu lesão muscular e deixou o gramado aos 28 minutos do segundo tempo, deixando transparecer que está fora das quartas de final da Copa do Mundo, no duelo diante da França, na próxima sexta-feira, 6 de julho, em Nijni Novgorod. O brasileiro naturalizado português Pepe, de cabeça, descontou.
Portugal iniciou a partida partindo para o ataque. Logo no primeiro minuto, João Mário cruzou e Bernardo Silva cabeceou para fora. Depois, aos cinco minutos, foi a vez de Cristiano Ronaldo chutar e testar o goleiro Muslera. Mas quem abriu o placar foi o Uruguai, aos seis minutos. Cavani, da direita, lançou Suárez, que pe esquerda arrancou e driblou, e cruzou no segundo pau, onde o Cavani já estava para testar para o fundo da rede: 1 a 0.
Já aos 21 minutos, em cobrança de falta, Suárez bateu na bola e a mandou por baixo da barreira. Rui Patrício espalmou e impediu o segundo gol uruguaio. Com muita marcação do Uruguai, Portugal até esteve com a bola nos pés, mas não conseguiu finalizar. E Cristiano Ronaldo praticamente não foi notado em campo.
Na etapa final, Portugal deixou tudo igual aos nove minutos. Em jogada ensaiada em cobrança de escanteio, o zagueiro Pepe se livrou da marcação e, de cabeça, fez 1 a 1.
O jogo ficou aberto, movimentado, e o Uruguai chegou ao segundo gol aos 17 minutos. Novamente com o artilheiro Cavani. Em bola esticada para o ataque pelo goleiro Muslera, o lateral Betancur tocou para o atacante do PSG, que da entrada da área deu lindo tapa na bola para marcar um golaço: 2 a 1.
A seleção portuguesa desperdiçou grande oportunidade para chegar ao empate aos 24 minutos, quando Muslera soltou a bola e a perdeu para Bernardo Silva, que chutou por cima do travessão. Marcando em cima, com garra, determinação e já sem Cavani, que deixou o campo machucado, o Uruguai segurou o 2 a 1 e festejou a classificação para as quartas de final.
FICHA TÉCNICA
URUGUAI 2 X 1 PORTUGAL
Local: Estádio Fisht, em Sochi
Árbitro: César Ramos (México)
Gols: Cavani, aos seis minutos do primeiro tempo. Pepe, aos 9; e Cavani, aos 17 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Cristiano Ronaldo (Portugal)
URUGUAI
Muslera; Giménez, Godín, Cáceres e Bentancur (Cristian Rodríguez); Nandez, Torreira, Vencino e Laxalt; Suárez e Cavani (Stuani)
Técnico: Óscar Tabárez
PORTUGAL
Rui Patrício; Ricardo, Pepe, Fonte e Raphael; William Carvalho, Adrien (Quaresma), João Mário (Manuel Fernandes) e Bernardo; Cristiano Ronaldo e Gonçalo Guedes (André Silva)
Técnico: Fernando Santos