Da Redação
Rio de Janeiro, RJ, 13 de agosto de 2018
Desde junho que ele não ceifava. Foram dois meses sem balançar a rede, tempo interminável para um artilheiro. Mas no último domingo (12/8), Henrique Dourado marcou. E ceifou bastante, numa mistura de raiva, alívio e alegria. Aos 21 minutos do primeiro tempo, o camisa 19 recebeu passe açucarado de Everton Ribeiro e chutou de biquinho para tirar o goleiro Rafael da jogada e marcar o gol da vitória sobre o Cruzeiro, no Maracanã com 55 mil torcedores.
A vitória valeu para manter o Flamengo a segunda colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos, e também para encerrar a sequência de três partidas sem triunfos. Além disso, com o gol marcado, Dourado se tornou o artilheiro rubro-negro na temporada, com 11 gols, e atingiu seu quarto na competição.
“Eu fico muito feliz. Todo o empenho e o sacrifício do dia a dia foram recompensados. E não é só meu, mas de todos os meus companheiros também. Eu não vinha atuando, mas vinha me dedicando e trabalhando, e sempre com muita alegria. Sempre busquei dar o meu máximo para que quando surgisse a oportunidade, eu pudesse corresponder´´, declarou o atacante, que fez um gol de nove raiz. O próprio explicou a jogada e a rapidez no pensamento para concluir.
“O gol foi uma jogada que eu até lembrei o Everton Ribeiro e que aconteceu comigo no jogo contra o Ceará. Ele tinha me dado um passe parecido, mas lá eu tentei dominar a bola e perdi. Agora eu não deixei passar. Já estava esperto e quando ela chegou, numa jogada muito rápida, dei um bico e fiz o gol. Nós estamos ali para isso. Quando temos a oportunidade, dentro da área, que é o nosso habitat, tem que fazer. Foi só uma no jogo, e, quando surgiu, tive a felicidade de fazer o gol´´, disse Dourado, que lembrou também que é preciso saber lidar com momentos bons e ruins em campo, mas o trabalho nunca pode parar.
“Sempre temos que procurar evoluir. Não serão sempre dias bons. Eu mesmo já passei por momentos ruins na carreira, mas eu tenho equilíbrio muito bom. Fiz o gol e amanha será outro e vamos seguindo com o elenco forte que temos. Então, estou muito feliz com o resultado´´, afirmou.
Agora é Copa do Brasil
O cenário já mudou. Dourado lembra que na quarta-feira o Flamengo fará partida decisiva contra o Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Para o jogador, a vitória sobre o Cruzeiro serviu para mais do que os três pontos. O time ganha força para o mata-mata contra os gaúchos. No primeiro jogo, em Porto Alegre, empate em 1 a 1. Na competição, o gol qualificado não conta mais como critério de classificação e uma nova igualdade levará a decisão para os pênaltis. Para o camisa 19, a vitória de domingo foi essencial para começar a pensar na decisão.
“Nós queríamos dar uma resposta, primeiro para nós. Tínhamos essa vontade. E para a torcida também, claro. Para quem veio ao Maracanã, para todos, nós precisávamos dessa vitória. Agora vamos para quarta-feira, quando teremos um jogo de mata-mata muito difícil e precisamos trocar a chave para garantir essa vaga aqui dentro´´, concluiu Henrique Dourado.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo retornará a campo no próximo domingo (19), contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, às 11 horas.
Fonte: assessoria de imprensa do Flamengo