Da Redação
São Paulo, SP, 30 de agosto de 2018
Felipe Melo foi o personagem negativo da classificação para as quartas de final da Libertadores. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0, fora de casa, o Palmeiras entrou tranquilo em campo para encarar o Cerro Porteño-PAR, nesta quinta-feira (30/8), no Allianz Parque, na partida de volta das oitavas de final. Porém, a expulsão tola do volante por violência gratuita, logo aos três minutos do primeiro tempo, deixou o Verdão no sufoco, sofrendo pressão, o que acabou ocasionando na derrota por 1 a 0 diante da sua torcida.
O próximo adversário do Palmeiras será o Colo-Colo, do Chile, do ex-palmeirense Valdívia, que passou pelo Corinthians na última quarta-feira (29). Já no Brasileirão, o Verdão volta a campo no domingo (2/9), às 19 horas, na Arena Condá, em Chapecó (SC), para encarar a Chapecoense, pela 22ª rodada.
Apesar do susto com a expulsão de Felipe Melo, a torcida palmeirense não parou de incentivar, e continuou empurrando o time durante a partida. A melhor chance do Verdão no primeiro tempo, mesmo com um a menos, veio com Willian, que recebeu de Borja, acionado em disparada. O camisa 29 mostrou pontaria e, por muito pouco, não abriu a contagem.
Nem parecia que o Verdão estava jogando com um a menos. Durante quase toda a primeira etapa, o time de Felipão soube se fechar bem e aproveitar as jogadas de contra-ataque para criar as melhores chances. Apenas aos 34 minutos sofreu um susto, no chute do atacante Óscar Ruiz.
Para a segunda etapa, o Verdão voltou dos vestiários sem alteração. No início um susto: em bola dividida com Borja, Rodrigo Rojas, camisa 8 do Cerro, se machucou e precisou ser removido do estádio de ambulância. Em seu lugar, entrou Novick, camisa 4.
Aos 11 minutos, o gol do Cerro Porteño-PAR incendiou a partida. Se a equipe visitante fizesse mais um gol, a classificação seria decidida nas penalidades. O autor do tento paraguaio foi Arzamendia, que bateu na bola com efeito, como um cruzamento, enganando Weverton.
Poucos minutos após o gol sofrido, Felipão resolveu mexer no time pela primeira vez: aos 16 minutos, Thiago Santos entrou no lugar de Borja, fazendo com que o time adquirisse maior consistência defensiva.
Mesmo com o clima favorável ao Cerro, o Palmeiras não se deixou abalar e continuou criando chances – uma delas, com Willian, aos 22 minutos – o camisa 29 completou 100 jogos pelo clube nesta quinta-feira.
As outras alterações vieram aos 30 e aos 35 minutos do segundo tempo. Entraram, respectivamente, Deyverson no lugar de Willian e Jean no lugar de Moisés. A reta final da partia também foi marcada por boas defesas de Weverton.
Já nos descontos, houve ainda um princípio de confusão envolvendo Deyverson e Marcos Cáceres – ambos foram expulsos. E o Verdão ficou com nove jogadores em campo. Outros jogadores entraram no meio da discussão e quase houve tumulto. Mesmo assim, o Palmeiras mostrou garra para conquistar a classificação com a derrota por 1 a 0.
Fonte: assessoria de imprensa do Palmeiras