Antônio Boaventura
Levadia, GRE, 15 de dezembro de 2018
Estar no futebol europeu é o sonho de grande parte dos jogadores brasileiros. Revelado nas categorias de base do Santos, o zagueiro Leonardo Moura, 32 anos, teve essa oportunidade e defendeu o Shakhtar Donetsk (UKR), além do Levadiakos (GRE). O defensor aponta que o principal aprendizado no Velho Mundo está voltado para as técnicas aplicadas naquele continente para desenvolvimento do plano tático de jogo. Com a camisa daquela agremiação ucraniana, ele conquistou dois títulos nacionais e uma Supertaça.
“O maior benefício para o jogador brasileiro é a disciplina e o conhecimento tático e isso agrega demais na parte pessoal, além do que a Europa pode trazer ao indivíduo como conhecimento cultural dentro e fora de campo. O atleta que tem a oportunidade precisa ir para experimentar isso e com certeza depois da Europa ele passa a ver a vida totalmente diferente”, explicou o zagueiro Leonardo Moura.
Além da disciplina, Moura também ressaltou a importância do processo de adaptação a nova realidade em que o atleta precisa se submeter. Entretanto, o defensor brasileiro entende que os ensinamentos adquiridos no Velho Mundo podem transformar o cotidiano daquele indivíduo dentro e fora das quatro linhas. De volta ao País, o defensor analisa propostas de clubes que estão envolvidos nas disputas das Séries A e B do Brasileiro.
“Eu acredito que precisa zelar muito pela adaptação e querer saber e entender que ali é um trabalho, e você não vai ficar lá para sempre. E que seu crescimento profissional depende desta adaptação e que nem tudo na vida acontece da maneira e das condições que queremos, além de zelar pelo seu próprio corpo, sua ferramenta de trabalho”, declarou.
Com três títulos conquistados em território ucraniano, Leonardo Moura também foi campeão Mundial Sub-17, em 2003, com a Seleção Brasileira, Brasileiro de 2004 com a camisa do Santos, Brasileiro da Série B, em 2009, com o Vasco, e campeão Pernambucano e da Copa do Nordeste, em 2016, pelo Santa Cruz. “Para 2019 espero ter um ano bem competitivo e colocar toda experiência adquirida para que seja uma ano profissionalmente muito bom em todos os aspectos”, encerrou.