Luiz Ademar
Araraquara, SP, 18 de janeiro de 2019
Mesmo com quatro jogadores na Seleção Brasileira Sub-20, que vai disputar o Sul-Americano, outros no profissional, como Helinho, e além dos problemas de desfalques por lesão (Gabriel Sara), o São Paulo driblou os problemas e garantiu classificação para as semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas não foi fácil. O Cruzeiro, adversário que trabalha bem a base e tem muita competência, foi valente o tempo todo e arrancou empate por 1 a 1, no tempo normal, quinta-feira (17/1) à noite, no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.
Na decisão por pênaltis, o São Paulo superou o Cruzeiro por 6 a 5, graças a estrela do goleiro Thiago Couto, e carimbou passaporte para as semifinais. O adversário será o Guarani, que na quita-feira à tarde superou o Figueirense por 2 a 1. O duelo paulista será na próxima terça-feira (22/1), em local que será definido pela FPF.
O Cruzeiro havia sofrido apenas dois gols na Copinha. Porém, a sua zaga falhou logo aos quatro minutos, e, após bate-rebate, a bola sobrou limpa para Paulinho fazer 1 a 0 para o São Paulo.
No primeiro tempo, o Tricolor tomou conta do jogo e criou as melhores oportunidades para ampliar. Na melhor chance, Fabinho exigiu grande defesa de Jonathan. Assustado, a Raposa cresceu nos minutos finais, quando Caio só não deixou tudo igual porque o goleiro Thiago Couto mostrou arrojo e salvou com os pés.
Na etapa final, o Cruzeiro voltou atacando o São Paulo. E em jogada de muita sorte chegou ao empate. Após cobrança de escanteio, o atacante Vinícius Popó testou forte, o zagueiro Tuta tentou cortar e a bola explodiu no goleiro Thiago Couto e entrou: 1 a 1.
Sem medo de cara feia, o São Paulo voltou a dominar. Mas o valente Cruzeiro criava ótimas chances nos contra-ataques. Nos minutos finais, o atacante Gabriel Novaes, o artilheiro isolada da Copinha com nove gols, sofreu falta e revidou dando tapa no rosto do adversário e foi expulso. E o atacante Leonardo, do Cruzeiro, perdeu gol incrível minutos antes da partida ser encerrada.
Nos pênaltis não faltaram emoções. Marco Antônio (Cruzeiro), Ed Carlos (São Paulo), João Luiz (Cruzeiro) e Morato (São Paulo) marcaram 2 a 2. Na terceira cobrança, Leonardo (Cruzeiro) perdeu e Tuta (São Paulo) marcou: 3 a 2. Os dois times marcaram a quarta cobrança Jonathan Monteiro (Cruzeiro) e Fassol (São Paulo): 4 a 3 Tricolor.
Na quinta e última cobrança, Adriano marcou para o Cruzeiro, e bastava Vitinho marcar para classificar o São Paulo. Mas ele parou no goleiro Jonathan: 4 a 4. Nas cobranças alternadas, Thiago Couto pegou a cobrança de Liberato, mas Cássio deu cavadinha e errou: seguiu 4 a 4.
Na segunda cobrança alternada, Edu (Cruzeiro) e Diego (São Paulo) marcaram: 5 a 5. Em seguida, Paulo (Cruzeiro) cobrou e Thiago Couto pegou outro pênalti. Sena bateu e assegurou classificação do Tricolor: 6 a 5.