Antônio Boaventura
Rio de Janeiro, RJ, 24 de julho de 2019
Depois de 30 anos, o Brasil volta a sediar uma edição de Copa América. Com inicio marcado para o dia 14 de junho e seu encerramento em 07 de julho, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira, 24, o sorteio dos grupos da competição. Cabeça de chave e integrante do grupo A, a Seleção Brasileira faz o jogo inaugural diante da Bolívia, no estádio Cícero Pompeo de Toledo, o Morumbi, em São Paulo (SP).
Participaram da cerimônia atletas campeões daquele torneio como os brasileiros Cafu, Zé Roberto, Marta, eleita por seis vezes a melhor jogadora do mundo, e Zico, além do argentino Javier Zanetti, vice-presidente da Internazionale de Milão (ITA), o uruguaio Diego Lugano, campeão em 2011, o paraguaio Romerito, campeão em 1979, e o colombiano Francisco Maturana.
“Aqui é um sorteio e dentro da capacidade de cada seleção e a qualidade de cada equipe está o segredo do sucesso”, disse o Francisco Maturana, ex-defensor e técnico da seleção da Colômbia. Com o selecionado cafetero, Maturana disputou as Copas do Mundo de 1990, realizada na Itália, e 1994, com sede nos Estados Unidos.
O técnico Tite entende que a Seleção Brasileira precisa em campo justificar seu favoritismo diante de seus adversários para conquistar a classificação e possivelmente o título da competição. Na primeira fase da Copa América, o Brasil irá duelar contra Bolívia, Peru, algoz da edição de 2016, promovida nos Estados Unidos, e Venezuela. O primeiro confronto acontece no dia 14 de junho, no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP), contra os bolivianos.
“Temos a consciência de que nós mesmos precisamos jogar bem e ter bom desempenho. Ganhar jogo sem jogar bem é ilusão. O acompanhamento que fizemos e pelos jogos que fizemos nos amistosos a gente teve Argentina, Uruguai e tivemos muito perto de jogar contra a Colômbia e isso vai dando um constante enfretamento entre as seleções. Essa reciclagem acaba acontecendo de uma Copa para outra”, disse Tite.
Confira os grupos:
Grupo A:
Brasil, Bolívia, Peru e Venezuela
Grupo B:
Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar
Grupo C:
Uruguai, Equador, Japão e Chile