Luiz Ademar
São Paulo, SP, 25 de janeiro de 2019
O São Paulo começou a ganhar o quarto título da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019 fora de campo. Tudo começou em Araraquara, quando a jovem torcedora Larissa, que está em tratamento de um câncer, entrou em campo com Antony, de quem é fã, e virou a mascote tricolor. Antes da final, contra o Vasco, nesta sexta-feira (25/1), todos os jogadores do Tricolor rasparam a cabeça em homenagem a garota, que está carequinha por causa do tratamento médico. Se serão craques os são-paulinos? Não sei! Se brilharão no profissional? Também não sei! Mas, certamente, todos são grandes homens, seres humanos espetaculares.
Dentro de campo, enquanto esteve com todos os titulares, o São Paulo atropelou o Vasco. Fez 2 a 0, no primeiro tempo, quando Antony mostrou porque foi o craque da Copinha. Deu cruzamento espetacular para Gabriel Novaes (artilheiro isolado da competição com 10 gols) abrir o placar, e marcou o seu, em linda jogada individual.
Antony foi o cara do São Paulo na Copinha, apesar de Gabriel Novaes terminar como artilheiro isolado. O garoto, que na temporada passada atuou pelo profissional no Campeonato Brasileiro, marcou quatro vezes na competição e deu seis assistências, a maioria para o camisa 9 do Tricolor.
No segundo tempo, o Vasco cresceu em campo. Criou, finalizou e encurralou o São Paulo na defesa. E o técnico Orlando Ribeiro mexeu mal, tirando Antony, Gabriel Novaes e Rodrigo Nestor. E o Gigante da Colina chegou ao empate, com Lucas Santos e Tiago Reis.
A decisão foi para as cobranças de pênaltis! E apareceu o goleiro Thiago Couto do São Paulo, defendendo os chutes de Thiago Reis e Riquelme, e vendo a cobrança de Gabriel Norões explodindo no travessão. Final: São Paulo 3 x 1, o quarto título na história da Copinha (92, 2000, 2010 e 2019).
“Estou muito feliz. Poderia estar no profissional e ter participado da Florida Cup. Mas me mandaram de volta para a base para disputar a Copinha. Trabalhamos bem, mostramos união, superamos as dificuldades e os desfalques e fomos campeões. Não poderia ser melhor´´, disse Antony, que deve voltar ao profissional.