Blog do Futebol Caipira, por Luiz Ademar
São Paulo, SP, 28 de janeiro de 2019
Não existe mais nenhum clube com 100% de aproveitamento entre os 16 participantes do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A2). O equilíbrio segue reinando na competição, onde duas equipes, que estão invictas, lideram a competição conquistando sete dos nove pontos disputados: Água Santa, do técnico Márcio Ribeiro, que retornou ao time de Diadema em grande estilo, e o XV de Piracicaba, de Tarcísio Pugliesi, que já está acostumado a fazer grandes trabalhos no interior de São Paulo.
A tarefa do Água Santa foi mais difícil. Foi até o Canindé, no domingo (27/1), e empatou com a pressionada Portuguesa, que ainda não venceu e segue fora do G8. A Lusa abriu o placar com Anderson Cavalo, cobrando pênalti, logo no início da partida. Mas a equipe de Diadema, com raça e futebol, foi buscar o empate na etapa final, com Dadá, que fez seu terceiro gol em três jogos.
Já o XV de Piracicaba, mesmo atuando ao lado da sua torcida e jogando melhor, não conseguiu furar a retranca do Nacional. Criou e desperdiçou várias chances no ataque, mas acabou ficou no empate por 0 a 0 com a equipe da Capital.
O grande detalhe é que nesta quarta-feira (30) teremos o grande tira-teima entre os dois líderes. Na cidade de Diadema, às 16 horas, o Netuno desafia a força do Nhô Quin, valendo a liderança isolada para quem conquistar os três pontos.
Mas, se Água Santa e XV de Piracicaba festejam na parte de cima da tabela de classificação, a situação do Sertãozinho, que investiu muito em reforços, é preocupante. Perdeu a terceira seguida, e outra vez dentro de casa, para a Inter de Limeira por 1 a 0, gol de Tcharles, de cabeça. A torcida do Touro dos Canaviais vaiou o time e criticou o trabalho do técnico Cléber Gaúcho, que comandou o XV de Piracicaba na Copa Paulista.
Na zona do rebaixamento, ao lado do Sertãozinho, aparece o Penapolense, do técnico Thiago Oliveira. Porém, a equipe da cidade de Penápolis conseguiu somar o seu primeiro ponto na competição e foi no empate por 1 a 1 com o Votuporanguense, em Votuporanga. O time da casa marcou com Wesley Natã, mas Jefferson deixou tudo igual.
O único time que venceu fora de casa na terceira rodada da Série A2 foi o Linense. Veio até a Javari, na Capital, e bateu o Juventus por 2 a 1, gols de Carlos André e Thiago Humberto. O Moleque Travesso, que saiu do G8, descontou com Medina, cobrando pênalti, mas não teve força ofensiva sequer para chegar ao empate.
No estádio Bruno José Daniel, o Santo André acabou com a invencibilidade do Taubaté ao vencer por 1 a 0, gol de Carlos Alberto, que marcou o seu terceiro na competição. Outro que fez valer os fatores campo e torcida foi o Rio Claro, que também fez a Portuguesa Santista conhecer a primeira derrota: 1 a 0, gol de Elton.
Finalizando a terceira rodada, em partida disputada em campo neutro, na cidade de Americana, estádio Décio Vitta, Atibaia e São Bernardo seguem sem vencer ao empatarem por 2 a 2, gols de Marcão e Danilo para o Falcão, e Raphael Luz e Erivelton para o Bernô.
Vale lembrar que os oito primeiros colocados, após 15 rodadas, garantem classificação para as quartas de final. E os dois últimos serão rebaixados para a Série A3 (Terceira Divisão) do Campeonato Paulista.
CLASSIFICAÇÃO APÓS TRÊS RODADAS
1º Água Santa – 7 pontos
XV de Piracicaba – 7
3º Rio Claro – 6 pontos
Taubaté – 6
Portuguesa Santista – 6
Inter de Limeira – 6
Linense – 6
Santo André – 6
9º Juventus – 4 pontos
10º Votuporanguense – 3 pontos
11º São Bernardo – 2 pontos
Atibaia – 2
Portuguesa – 2
14º Nacional – 1 ponto
Penapolense – 1
16º Sertãozinho – 0