Da Redação
São Bernardo do Campo, SP, 12 de março de 2019
Em clássico do ABCD paulista, São Bernardo e Água Santa, de Diadema, jogam no sábado (16/3), às 15 horas, no Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, pela 12ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão estadual.
Este será apenas o quinto confronto entre as equipes, com retrospecto favorável ao Tigre que, até aqui, mantém 100% de aproveitamento diante da equipe de Diadema, foram quatro vitórias em quatro duelos, sendo que o São Bernardo jamais tomou gols do Netuno.
No primeiro encontro, com gol Cañete, o São Bernardo venceu o Netuno por 1 a 0, em Diadema, pela última rodada do Paulistão de 2016, resultado que rebaixou os donos da casa para Série A2 (segunda divisão), enquanto que o Tricolor são-bernardense se classificou para às quartas de final da competição.
Em 2018, eles se enfrentaram três vezes; uma Série A2 e duas pela Copa Paulista. Pela Série A2, o Tigre venceu o rival por 4 a 0, em São Bernardo do Campo, gols de Francismar, Matheus Jussa, Dogão e Fernando Júnior. Na primeira fase da Copa Paulista mais duas vitórias do Tigre; 2 a 0 em São Bernardo do Campo, gols de Luiz Felipe e Gustavinho, e por 2 a 0, em Diadema, gols de Fernando Júnior e Samuel.
Cenário
Ainda sem vencer, o São Bernardo segura a lanterna da competição, com apenas seis pontos em 11 jogos – seis empates e cinco derrotas. O Tigre, que vem de empate, fora de casa, com o Rio Claro por 1 a 1, está quatro pontos atrás do Sertãozinho, primeiro fora da zona de rebaixamento, com 10 pontos. O Tricolor, que esteve no Paulistão em 2017, e ano passado deixou o acesso escapar na semifinal da A2 diante do Oeste, luta para não ser rebaixado à Série A3, a terceira divisão.
Já o Água Santa busca a vitória inédita para se reabilitar da derrota sofrida para o Juventus, fora de casa, por 1 a 0, e se manter na liderança. Precisando de apenas um ponto para garantir, matematicamente, sua classificação à próxima fase, o Netuno é o líder da Série A2, com 25 pontos, dois de vantagem sobre o vice-líder XV de Piracicaba. O Água Santa, que escapou por muito pouco de ser rebaixado à Série A3 no ano passado, tenta regressar à elite do estadual (Série A1), divisão que disputou apenas uma vez, em 2016.
Fonte: Luiz Carlos Éden – Sorocaba (SP)