BUSCAR NOTÍCIA

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_

Série A3: Artlheiro da Série A2 de 2010, Fausto relembra título e acesso à elite com o Linense

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
O ex-atacante Fausto foi campeão do Campeonato Paulista da Série A2 de 2010 e artilheiro daquela competição com 24 gols marcados pelo Linense - Crédito: Divulgação

O ex-atacante Fausto foi campeão do Campeonato Paulista da Série A2 de 2010 e artilheiro daquela competição com 24 gols marcados pelo Linense – Crédito: Divulgação

Grazielly Zagatto
Lins, SP, 10 de maio de 2020

O ex-atacante Fausto, que pendurou as chuteira em meados de 2014, relembrou neste domingo (10) a conquista do título do Campeonato Paulista da Série A2 e a artilharia do segundo nível do futebol paulista no ano de 2010 com a camisa do Linense. Naquela ocasião, o Elefante da Noroeste voltava a disputar a elite do futebol estadual depois de 53 anos, e ele terminava a competição na condição de artilheiro ao marcar 24 gols.

A última oportunidade, antes de 2010, de disputar a elite do futebol do estado de São Paulo ocorreu em 1953 por conta da conquista do Campeonato Paulista da Série A2 em 1952. Mas, depois de muito tempo, o time da cidade de Lins (SP) teve como destaque o atacante Fausto, que marcou 24 gols em 25 jogos. O Noroeste foi a outra equipe que garantiu o acesso à Série A1 naquele ano.

Além da dupla que garantiu o acesso em 2010, as agremiações deixaram para trás Guarani, Marília, São Bento, São Bernardo, Rio Preto, entre outras equipes que buscavam a elite. A competição foi disputada em duas fases. A primeira com grupo geral, classificando os oito primeiros colocados e formando dois grupos de quatro times. Os quatro melhores times da fase final garantiam o acesso, e o líder geral, o título.

O campeão, Linense, classificou-se na segunda colocação da primeira fase, com 40 pontos, atrás somente do União São João com a mesma pontuação. E na segunda fase, no grupo B, conquistou a liderança geral com 13 pontos em 6 jogos. Além do líder geral, Noroeste, Guaratinguetá e São Bernardo também conquistaram o acesso. Em campo nos 25 jogos do Linense na Série A2 de 2010, Fausto não balançou as redes em quatro jogos. Nas derrotas por 1 a 0 para o Audax e São Bernardo, 2 a 0 Votoraty e no empate em 0 a 0, diante do Guarani.

Artilheiro da temporada 2010 da Série A2, Fausto destaca que o grande momento da sua carreira foi no Elefante de Lins. “O meu melhor momento foi na série A2 em 2010. Fomos campeões, consegui disputar todos os 25 jogos e terminei como artilheiro da competição com 24 gols. Não tive problemas físicos e a minha média de gol foi uma coisa incrível. E o Linense voltou a disputar a primeira divisão após muitas décadas”, frisou o ex-atacante.

Não bastou apenas ser o artilheiro da competição, Fausto também foi o destaque na partida diante do União Barbarente, na penúltima rodada da segunda fase, marcando os gols da vitória que levou o Linense à elite do Paulistão depois de 53 anos. “Um deles (gols inesquecíveis) foi na própria série A2 de 2010, contra o União Barbarense. Na penúltima rodada ganhamos de virada e consegui marcar os 2 gols do nosso time. Aquele valeu o acesso e o título com uma rodada de antecedência”, enfatizou.

Apesar de ter sido o “herói” em 2010 para o alvirrubro, Fausto chegou a atuar até como goleiro. “Joguei em quase todas posições. Comecei nas categorias de base do América de Rio Preto como volante e zagueiro. Só depois que virei atacante. E durante a carreira precisei jogar improvisado na lateral esquerda uma vez. Também já joguei como meia improvisado. E no Paulistão de 2011 terminei o jogo contra a Portuguesa como goleiro. Mas gostei mesmo de jogar como atacante”, finalizou.

Confira como foi a campanha do Linense na Série A2 de 2010:

1ª fase:

Linense 2 x 1 Flamengo (SP);
América (SP) 1 x 3 Linense;
Linense 0 x 0 Guarani;
Atlético Sorocaba (SP) 1 x 4 Linense;
São José (SP) 2 x 1 Linense;
Linense 4 x 2 Osvaldo Cruz;
Grêmio Osasco 2 x 3 Linense;
Linense 2 x 1 União Barbarense;
Guaratinguetá 1 x 1 Linense;
Linense 3 x 1 Marília;
Votoraty 2 x 0 Linense;
Linense 1 x 0 Rio Preto;
Noroeste 1 x 1 Linense;
Grêmio Catanduvense 0 x 1 Linense;
Linense 2 x 1 São Bento;
Audax 1 x 0 Linense;
Linense 2 x 1 União São João;
Linense 6 x 0 Taquaritinga;
São Bernardo 3 x 3 Linense;

Fase Final:

São Bernardo 1 x 0 Linense
Linense 3 x 1 União Barbarense;
Audax 0 x 2 Linense;
Linense 2 x 0 Audax;
União Barbarense 1 x 2 Linense
Linense 3 x 3 São Bernardo;

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_