BUSCAR NOTÍCIA

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_

Série A3: Ex-atacante João Faccioli relembra campanha do Noroeste no Brasileiro de 1978

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Em 1978, o Noroeste venceu o Flamengo, que tinha Zico em seu time, no Campeonato Brasileiro pelo placar de 1 a 0, na cidade de Bauru (SP) - Crédito: Divulgação

Em 1978, o Noroeste venceu o Flamengo, que tinha Zico em seu time, no Campeonato Brasileiro pelo placar de 1 a 0, na cidade de Bauru (SP) – Crédito: Divulgação

Israel Lima
Bauru, SP, 17 de maio de 2020

Apesar de não estar envolvido nas disputas das grandes competições nacionais, o Noroeste, que atualmente disputa o Campeonato Paulista da Série A3, viveu na década de 1970 um de seus períodos de glórias. Ex-atacante do Norusca, João Faccioli relembrou a campanha do time da cidade de Bauru (SP) no Campeonato Brasileiro de 1978. Naquela ocasião, a equipe do interior paulista venceu o badalado escrete do Flamengo, que contava em seu elenco com ninguém mais ninguém menos do que o meia-atacante Zico.

Naquela edição do Campeonato Brasileiro, o Noroeste ficou no grupo E da competição nacional ao lado de Palmeiras São Paulo, Botafogo (SP), Ceará, América (SP), Comercial, Fortaleza, Moto Club, River (PI), Sampaio Corrêa e Flamengo (PI). Ao todo, 74 agremiações do futebol nacional disputavam o principal campeonato do País, além da convivência com o regime militar, intitulado de ditadura.

Diferente dos moldes de disputa daquela época, o Campeonato Brasileiro atualmente é disputado em quatro divisões, com a Série D contendo 68 equipes. Mas, na competição de 1978, os seis melhores colocados de cada grupo na primeira fase garantiam sua classificação para a etapa seguinte. Como o Norusca terminou a fase inicial entre os seis últimos colocados de sua chave, o escrete bauruense disputou a chamada repescagem.

Já a segunda fase dividiu as melhores e piores campanhas da fase inicial. Classificando na sétima posição, o alvirrubro foi para o segundo grupo, e após garantir a liderança da repescagem, conquistou a vaga para a terceira fase. No terceiro período do Brasileiro, o Norusca ficou na chave C, ao lado de Grêmio e Palmeiras, que avançaram para as quartas de finais. Já Botafogo (RJ), América (SP), Coritiba, Flamengo e São Paulo ficaram pelo caminho.

Na ocasião, o Noroeste finalizou sua campanha com quatro pontos em sete jogos, ficando a frente do São Paulo. Nesta fase, o Noroeste empatou com o tricolor paulista, no Morumbi, em 2 a 2, e venceu o Flamengo em Bauru, por 1 a 0, gol de Faccioli. O artilheiro à época declarou que foi um período memorável. “São duas pessoas maravilhosas, Jair e Barone, um foi campeão do mundo e o outro tricampeão”, enalteceu.

Ao término do Brasileirão, o Noroeste ficou na 28ª colocação com 23 pontos em 23 jogos. Foram 9 vitórias, 5 empates e 9 derrotas. Autor do gol diante do Flamengo, Faccioli diz que foi uma partida inesquecível. “Foi um jogo diferente contra um Flamengo completo, eles estavam sem o Zico, mas foi uma grande vitória, um jogo inesquecível”, encerrou.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_