BUSCAR NOTÍCIA

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_

Especial: Mesmo sem futebol por conta do Covid-19, torcidas de clubes crescem nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
O atacante Fred retornou ao Fluminense depois de defender Atlético (MG) e Cruzeiro - Crédito: Daniel Perpétuo

O atacante Fred retornou ao Fluminense depois de defender Atlético (MG) e Cruzeiro – Crédito: Daniel Perpétuo

Da Redação com Agência Brasil
Rio de Janeiro, RJ, 04 de junho de 2020

O Ibope Repucom divulgou, na última quarta-feira (3), seu novo ranking digital dos clubes de futebol, incluindo, pela primeira vez, o desempenho deles em mais uma rede social, o Tik Tok. E se o futebol brasileiro, em tempos de pandemia, está parado, o mesmo não se pode dizer da movimentação das torcidas. Os 32 clubes brasileiros que já aderiram a essa nova plataforma digital totalizam 1,9 milhão de seguidores.

No geral, Flamengo, Corinthians e São Paulo lideram o ranking, e a participação deles nessa rede social os consolidou nas três primeiras posições. Mas, em maio, o Fluminense se destacou ao atingir o segundo lugar no crescimento geral, graças ao maior volume de adesões no YouTube entre os 50 clubes que integram o ranking. Tudo em razão da apresentação da contratação do artilheiro Fred.

“A participação no Tik Tok é importante porque atrai uma base jovem de torcedores”, ressalta José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom. “Será importante explorar o prestígio dos atletas, pois são uma poderosa força de influência digital. Os clubes que já aderiram a essa plataforma estão alinhados às melhores práticas globais e vão colher os primeiros resultados de ações direcionadas para o aplicativo”, completa.

Dos 20 clubes da Série A, 17 já aderiram ao Tik Tok – Palmeiras, RB Bragantino e Atlético-GO ou não possuem conta oficial ou não divulgaram seus números. O ranking digital inclui 50 equipes de todas as divisões do futebol brasileiro, com seguidores no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Youtube e no Tik Tok.

O Flamengo lidera com mais de 31 milhões de seguidores, vantagem ampliada esse mês pois o clube conta com 1 milhão de seguidores no Tik Tok, ou 52% do total nacional. O Corinthians vem em segundo, com 23,5 milhões; o São Paulo, em terceiro, soma 15,3 milhões de fãs. Já o Fluminense, em 12º lugar no ranking digital, ainda tem poucos seguidores no TikTok, mas após o desempenho positivo em maio, deverá ter outros bons resultados em junho, com a chegada de Fred.

O Tricolor das Laranjeiras foi quem mais ganhou seguidores no YouTube, em maio, e teve crescimento expressivo também no Instagram com a volta de seu artilheiro. Em cada uma dessas plataformas os números superaram os 5 mil novos fãs. A incorporação do TikTok no ranking digital fez com que o Sport, de Recife, superasse o Botafogo do Rio e passasse ao 13º lugar. É o clube do Nordeste com melhor performance digital, com mais de 3,4 milhões de seguidores. Confira ao lado (direito), o ranking de maio/2020 com os 20 primeiros colocados.

 

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM_