Copa Paulista: Mirassol, Ferroviária, Atibaia e Taubaté lideram seus grupos na segunda fase

Faltando apenas duas rodadas para definirem os oito classificados para a terceira fase, o quarteto está cada vez mais perto de confirmar a presença. O campeão, além de faturar R$ 250 mil, pode escolher a vaga na Série D ou Copa do Brasil em 2019

Luiz Ademar (Blog do Futebol Caipira)
São Paulo, SP, 14 de outubro de 2018

Faltam apenas duas para o encerramento da segunda fase da Copa Paulista, onde apenas os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos prosseguirão na competição, os quatro líderes estão em situações privilegiadas em busca da vaga nas quartas de final: Mirassol (Grupo 1), Ferroviária (Grupo 2), Atibaia (Grupo 3) e Taubaté (Grupo 4).

Pelo Grupo 1, o Audax ficou em situação delicada na tabela de classificação após empatar com o Santo André por 1 a 1, em Osasco, no último sábado (13/10). Já neste domindo (14), na cidade de Mirassol, o time da casa manteve a liderança empatando com o Red Bull Brasil, o vice-líder, por 0 a 0.

“Estava muito quente, mas o importante é que não concedemos nada para o adversário. Controlamos bem no primeiro tempo e, no segundo, praticamente só teve uma equipe. Nós criamos as melhores oportunidades, merecíamos a vitória, talvez como no primeiro jogo. Mas é um ponto que levamos contra uma das equipes favoritas a chegar à próxima fase, talvez até chegar na final´´, disse o técnico Antonio Carlos Zago, do Red Bull Brasil, enchendo a bola do líder Mirassol.

O Toro Loko volta a campo na próxima quarta-feira (17), às 15 horas, contra o Audax, em Osasco. O Mirassol encara o Santo André, fora de casa. Se o líder e o vice-líder venceram garantem a classificação com uma rodada de antecedência.

No Grupo 2, na sexta-feira (12), em Araraquara, o vice-líder Olímpia surpreendeu a líder Ferroviária e venceu por 1 a 0, gol do atacante Felipe Fumaça, um dos artilheiros da Copa Paulista, com 9 gols. As duas equipes seguem tranquilas em busca da classificação. Já em São Bernardo do Campo, no estádio Primeiro de Maio, o São Bernardo atropelou o Juventus por 3 a 0 e ainda sonha. Já o Moleque Travesso está praticamente eliminado.

O líder Atibaia vem mostrando a sua força no Grupo 3 e mesmo atuando na cidade de São Caetano do Sul arrancou empate com o São Caetano, que está caindo pelas tabela e na lanterna da chave, por 2 a 2. O Falcão brilha na ponta da tabela com oito pontos, muito perto da vaga, enquanto o Azulão respira por aparelhos.

“Primeiro temos que respeitar a história, a camisa do São Caetano. Aqui ninguém irá abaixar os braços. Vamos seguir lutando para vencer. Matematicamente é possível, mas sabemos que é muito difícil a classificação. Sem se entregar em momento algum. Precisamos lutar e apresentar respeito ao clube´´, afirmou o técnico Pintado, do São Caetano. “Precisamos correr atrás do marcador. A nossa equipe finalizou 30 vezes, 11 no gol. Além do goleiro deles fazer milagre, é a competência de fazer os gols que a gente precisava e não aconteceu´´, emendou.

No outro jogo pelo Grupo 3, em Rio Claro, o Votuporanguense derrotou o Galo Azul por 3 a 2 e assumiu a vice-liderança com sete pontos.

Finalizando a antepenúltima rodada da segunda fase da Copa Paulista, pelo Grupo 4, o líder Taubaté bateu o Ituano, em Itu, por 2 a 1, e ficou perto da classificação. Já o time da casa ficou em situação delicada em busca da vaga na terceira fase.

“Temos que valorizar a confiança. Estamos conseguindo furar o bloqueio e criar as oportunidades. Estamos criando bastante. Agora tenho que passar tranquilidade e confiança. São jovens que tem muito valor e com grande futuro. Isso serve de ensinamento para eles deslancharem na carreira. Esse é o papel do treinador para que eles possam amadurecer´´, afirmou o técnico Vinicius Bergantin, do Ituano.

Na outra partida da chave, o Novorizontino venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0, gol de Elvinho, e assumiu a vice-liderança com sete pontos.

Grupo 5

Audax 1 (Igor) x Santo André 1 (Cabelo)
Mirassol 0 x 0 Red Bull Brasil

CLASSIFICAÇÃO

1º Mirassol – 8 pontos
2º Red Bull Brasil – 6 pontos
3º Santo André – 4 pontos
4º Audax – 2 pontos

Grupo 6

Ferroviária 0 x Olímpia 1 (Felipe Fumaça)
São Bernardo 3 (Lucas Gomes, Luiz Felipe e Nata, contra)  x Juventus 0

CLASSIFICAÇÃO

1º Ferroviária – 9 pontos
2º Olímpia – 7 pontos
3º São Bernardo – 4 pontos
4º Juventus – 2 pontos

Grupo 7

Rio Claro 2 (Leandro Love e Tocantins) x Votuporanguense 3 (Sávio, Dudu e Léo Aquino)
São Caetano 2 (Júnior Araújo e Gabriel, contra) x Atibaia 2 (Magrão, contra, e Emerson)

CLASSIFICAÇÃO

1º Atibaia – 8 pontos
2º Votuporanguense – 7 pontos
3º Rio Claro – 3 pontos
4º São Caetano – 2 pontos

Grupo 8

Ituano 1 (Paulinho Dias) x Taubaté 2 (Hiago e Elivelton)
Novorizontino 1 (Elvinho) x XV de Piracicaba 0

CLASSIFICAÇÃO

1º Taubaté – 8 pontos
2º Novorizontino – 7 pontos
3º XV de Piracicaba – 4 pontos
4º Ituano – 3 pontos

PRÓXIMA RODADA – PENÚLTIMA DA SEGUNDA FASE – QUARTA-FEIRA (17/10)

Santo André x Mirassol
Audax x Red Bull Brasil
Juventus x Ferroviária
São Bernardo x Olímpia
Rio Claro x Atibaia
Votuporanguense x São Caetano
Novorizontino x Taubaté
XV de Piracicaba x Ituano