Especial: Depois de quase 30 anos, CBF anuncia volta da Supercopa no próximo ano

Competição disputada entre os campeões Brasileiro e da Copa do Brasil foi realizada pela última vez em 1991

Luiz Felipe Gaspar
Rio de Janeiro, RJ, 21 de fevereiro de 2019

Durante a divulgação de pautas para o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro da Série A, na noite desta quinta-feira, 21, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou o retorno da Supercopa do Brasil para o próximo ano. O embate será entre o campeão do Brasileirão e o vencedor da Copa do Brasil de 2019, em um jogo único. O local ainda será determinado.

Palmeiras, campeão Brasileiro, e Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, se enfrentariam, caso o torneio já fosse realizado nesse ano. Entretanto, a Supercopa tem como vencedores Grêmio e Corinthians. Em 1990, o tricolor gaúcho (campeão da Copa do Brasil de 1989) enfrentou o Vasco (campeão Brasileiro) em duas partidas que também foram válidas pela Taça Libertadores da América daquele ano.

Na primeira partida no estádio Olímpico em Porto Alegre, o Grêmio venceu por 2 a 0 com gols de Nilson e Darci. No jogo de volta, realizado no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), o Tricolor dos Pampas garantiu o título após um empate sem gols. Diante daquele cenário, a equipe do Rio Grande do Sul se tornou o primeiro campeão da competição nacional.

No ano seguinte o confronto foi entre as equipes com as maiores torcidas do Brasil, Corinthians (campeão Brasileiro de 1990) e Flamengo (campeão da Copa do Brasil). Naquela oportunidade, o torneio se decidiu em uma única partida. O confronto foi realizado no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, em São Paulo (SP), onde o Alvinegro paulista venceu por 1 a 0, gol de Neto.