Opinião: Bem-vindo, Brasileirão!

Desde o ano de 2003, o Campeonato Brasileiro nas Séries A e B é disputado no formato de pontos corridos

Coluna Esporte na Esporte, por Leandro Martins
São Caetano do Sul, SP, 17 de abril de 2018

Finalmente, depois dos modorrentos campeonatos estaduais, começou aquele que considero o torneio de futebol mais divertido do país: o Brasileirão! Recheado de clássicos regionais e nacionais! Tudo bem que o nível técnico do nosso futebol não é lá essas coisas. Ainda mais, quando comparado com alguns campeonatos da Europa.

Mas, para quem tem paixão por futebol, sabe que nossa relação com o esporte bretão é umbilical. Eu acho uma delícia ver os confrontos nacionais. Nenhum jogo é fácil. Há muito equilíbrio. O Brasileiro é, de fato, um dos poucos torneios do mundo em que existem diversos candidatos em potencial ao título.

Nunca a disputa fica, previamente, apenas entre duas ou três equipes. Aqui, pelo menos de cinco a oito equipes podem brigar pela ponta. Aliás, pra mim, esse é o grande barato do Brasileirão. Via de regra, nos estaduais chatos, é quase sempre óbvio que as equipes grandes estarão nas fases decisivas. No nacional, a disputa é bem mais imprevisível.

Desde 2003, o Campeonato Brasileiro é disputado em turno e returno, com pontos corridos. Fórmula mais justa, perfeita para uma competição nacional de grande porte. Para o mata-mata, existem as copas: do Brasil, Sul-Americana e Libertadores. O melhor formato de liga é com pontos corridos.

O nível do nosso futebol precisa evoluir. Da arbitragem, também. Mas, se você me perguntar qual competição eu prefiro que meu time vença, respondo de pronto: sem dúvida, o Brasileirão! Seja bem-vindo de volta! Estava com saudades das suas 38 rodadas! Um forte abraço e até a próxima.