Opinião: Definidos os 16 treinadores que estarão no comando na A2 (Segunda Divisão) do Paulista

No primeiro final de semana da segunda quinzena de janeiro começa a competição que dará a dois clubes o acesso ao Paulistão de 2020. Após 15 rodadas iniciais, os oito primeiros seguem na competição, enquanto os dois últimos serão rebaixados

Coluna Futebol Caipira, por Luiz Ademar
São Paulo, SP, 9 de dezembro de 2018

Acabou o mistério! Os 16 clubes que disputarão o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A2) já definiram os seus comandantes. O último deles foi o Votuporanguense, campeão da Copa Paulista, que perdeu o técnico Rafael Guanaes para o Atlético Paranaense.

Assim que terminou a festa pela conquista inédita, que deu ao Votuporanguense a vaga na Copa do Brasil de 2019, Rafael Guanaes comunicou que havia aceitado a proposta do Atlético Paranaense para comandar a equipe Sub 23, com o objetivo de revelar jovens valores para o time profissional.

Sem perder tempo e desejando boa sorte para Rafael Guanaes, a diretoria do Votuporanguense acertou com um velho conhecido da torcida, que mora na cidade de Votuporanga. Trata-se de Eduardo Souza, ex-auxiliar técnico de Doriva na conquista do título paulista pelo Ituano, e no caneco carioca pelo Vasco. Ele preferiu seguir carreira solo!

Já o Atibaia, semifinalista da Copa Paulista, preferiu manter o técnico Carlos Roberto, que conhece como ninguém os bastidores do Falcão e está acostumado a revelar jovens talentos nas categorias de base. Ele foi mantido no cargo para 2019.

A Portuguesa mudou a comissão técnica. Saiu Alan Aal, que teve sua primeira experiência no futebol paulista na temporada passada, sem conseguir sucesso, e chegou o experiente Luiz Carlos Martins, campeão paulista da Segunda Divisão (Série A2) de 2017 com o São Caetano, levando a equipe ao grupo de elite do futebol paulista.

Os clubes que resolveram manter o mesmo treinador em 2019 são: Juventus (Alex Alves), Rio Claro (Adilson Francisco), Água Santa (Márcio Ribeiro, que terminou a Série A2 no clube), Inter de Limeira (João Vallim), Taubaté (Marcelo Martelotte) e Penapolense (Thiago Oliveira). O mesmo aconteceu com a Portuguesa Santista, vice-campeã da Série A3 (Terceira Diovisão) em 2018 e segurou Sérgio Guedes.

O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A2) vai começar no final de semana de 19 e 20 de janeiro. Porém, as datas corretas e os horários ainda não foram divulgados.

CONFIRA OS 16 TREINADORES QUE TRABALHARÃO NA SÉRIE A2

ÁGUA SANTA – Márcio Ribeiro

ATIBAIA – Carlos Roberto

INTER DE LIMEIRA – João Vallim

JUVENTUS – Alex Alves

LINENSE – Júlio Sérgio

NACIONAL – Wilson Júnior

PENAPOLENSE – Thiago Oliveira

PORTUGUESA – Luiz Carlos Martins

PORTUGUESA SANTISTA – Sérgio Guedes

RIO CLARO – Adilson Francisco

SANTO ANDRÉ – Fernando Marchiori

SÃO BERNARDO – Alberto Félix

SERTÃOZINHO – Cléber Gaúcho

TAUBATÉ – Marcelo Martelotte

VOTUPORANGUENSE – Eduardo Souza

XV DE PIRACICABA – Tarcísio Pugliesi