Paulista A2: Água Santa fica perto da classificação antecipada, e Lusa deixa a zona do rebaixamento

O Netuno, jogando em Diadema, ao lado da sua fanática torcida, não tomou conhecimento do Rio Claro, que faz bela campanha, e venceu por 2 a 0, gols de Alvinho e Serginho. A Portuguesa, ganhando no Vale do Paraíba, respira mais aliviada

Futebol Caipira, por Luiz Ademar
São Paulo, SP, 5 de março de 2019

Terminou a 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A2). Faltam apenas cinco jogos, para cada um dos 16 participantes, para conhecermos os oito primeiros colocados, o popular G8, que estarão classificados para a segunda fase, em busca das cobiçadas duas vagas no Paulistão de 2020. E também os dois últimos, que serão rebaixados para a Terceira Divisão (Série A3).

O líder Água Santa, da cidade de Diadema, segue disparado na frente após vencer, em casa, na última segunda-feira (4/3), o Rio Claro por 2 a 0, gols de Alvinho e Serginho. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Márcio Ribeiro, o Netuno, chegou aos 25 pontos e só precisa de mais uma vitória para assegurar, antecipadamente, a classificação para as quartas de final.

Apesar da derrota, o Rio Claro, o tradicional Galo Azul, segue dentro do G8, ocupando a quarta colocação, com os mesmos 17 pontos da Portuguesa Santista, a terceira colocada.

Quem segue firme na vice-liderança e também a caminho da classificação é o XV de Piracicaba, que foi até a cidade de Penápolis e derrotou o Penapolense, que voltou para a zona do rebaixamento, por 1 a 0, gol de Ronaldo, cobrando pênalti. O Nhô Quim foi aos 20 pontos.

A surpresa da rodada foi a derrota da Portuguesa Santista, em Americana, para o rabeira Atibaia por 1 a 0, gol de Gabriel.

No duelo entre duas equipes que estão bem classificadas, dentro do G8, em Limeira, Inter e Juventus fizeram jogo movimentado e empataram por 2 a 2. Tcharles e Chumbinho marcaram para o time da casa, enquanto Adilson e Cesinha fizeram os gols do Moleque Travesso.

Na Capital, o Nacional superou o Santo André, que está dentro do G8, por 2 a 1 e voltou a sonhar com o grupo dos oito melhores colocados. Os gols foram marcados por Ortigoza e Everton Dias. Ícaro, cobrando pênalti, descontou para o Ramalhão.

Já o lanterninha São Bernardo, mesmo atuando em casa, continua sendo um verdadeiro saco de pancadas e apanhou mais uma vez, agora para o Sertãozinho, por 2 a 1. Os gols do Touro dos Canaviais foram marcados por Diego Luís e Sandro. Ermínio marcou o de honra para o Tigre do Grande ABC, que não reage nem trocando de treinador.

Falando em treinador, o Taubaté demitiu Marcelo Martelotte e contratou Paulinho McLaren, ex-Barretos, após apanhar em casa da Portuguesa por 3 a 0, gols de Anderson Cavalo, Paulinho Santos e João Gurgel. A Lusa, com o expressivo resultado, deixou a zona do rebaixamento.

Finalizando a 10ª rodada, em Lins, o Linense, mesmo dentro do G8, perdeu para o Votuporanguense por 1 a 0, gol de Paulo Henrique.

CLASSIFICAÇÃO

1º Água Santa – 25 pontos
2º XV de Piracicaba – 20 pontos
3º Portuguesa Santista – 17 pontos
Rio Claro – 17
5º Juventus – 16 pontos
Inter de Limeira – 16
7º Linense – 13 pontos
8º Santo André – 12 pontos
Votuporanguense – 12
Nacional – 12
11º Taubaté – 11 pontos
12º Sertãozinho – 10 pontos
13º – Atibaia – 9 pontos
14º Portuguesa – 8 pontos
15º Penapolense – 7 pontos
16º São Bernardo – 5 pontos