Paulista A2: Água Santa, XV e Portuguesa Santista já estão nas quartas de final. Faltam apenas cinco vagas

Dos três classificados antecipadamente à próxima fase da Segunda Divisão, só a Briosa venceu, e fora de casa, por 2 a 1 diante da Inter de Limeira. O líder Água Santa perdeu a primeira, para o São Bernardo, e o vice-líder XV apanhou do Juventus

Futebol Caipira, por Luiz Ademar
São Paulo, SP, 19 de março de 2019

Faltando apenas três rodadas para encerrar a primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A2) três clubes já garantiram classificação antecipada para as quartas de final: o líder Água Santa, de Diadema, o vice-líder XV de Piracicaba, e a Portuguesa Santista, terceira colocada. Faltam cinco vagas, além da definição dos dois últimos que serão rebaixados para a Terceira Divisão (Série A3).

Curiosamente, na 12ª rodada, que terminou na última segunda-feira (18/2), os dois primeiros colocados perderam. E, mesmo assim, permaneceram nas mesmas posições e se classificaram. O líder Água Santa teve a sua invencibilidade quebrada ao apanhar do lanterna São Bernardo, que ganhou a primeira, por 3 a 1. Felipe Fumaça, Ermínio e Régis Potiguar marcaram para o Tigre do Grande ABC, enquanto Alvinho descontou.

Já no encerramento da rodada, na segunda-feira, em Piracicaba, o XV desperdiçou a chance de roubar a liderança do Água Santa ao perder para o Juventus por 2 a 1. Gilberto Alemão marcou para o time da casa, mas Romarinho e Roger decretaram a virada do Moleque Travesso, que assumiu a quarta colocação e está a um ponto da vaga.

A Portuguesa Santista virou terceira colocada e garantiu a classificação antecipada em grande estilo. Foi até a cidade de Limeira e bateu a Inter, que está na sexta colocação e dentro do G8, por 2 a 1, gols de Wendel e Diego Palhinha. Tcharles descontou para o Leão.

Em casa, o Rio Claro se manteve no G8, agora na quinta posição, ao frear o embalo da Portuguesa e vencer por 1 a 0, gol de Fernando, aos 47 minutos do segundo tempo.

Quem também perdeu, mas se manteve no G8, foi o Votuporanguense, que foi até a cidade de Sertãozinho e apanhou do Touro dos Canaviais por 2 a 0, gols de Tom e Bruno Maia. Enquanto o time de Votuporanga está na sétima posição com 15 pontos, o Sertãozinho colou, no 10º lugar, com 13 pontos.

Finalizado o G8, na oitava colocação, aparece o Taubaté, que em casa ganhou do Nacional por 3 a 1, três gols de Caio Mancha. Danilo Negueba descontou para o time da Capital, que corre risco de rebaixamento.

O único empate da 12ª rodada aconteceu em Santo André, onde o Ramalhão ficou nos 2 a 2 diante do Atibaia. Matheus Silva, contra, e Ícaro, marcaram para o time da casa, com Mineiro e Luís Oyama deixando tudo igual. Em franca decadência, o Linense, mesmo atuando em Lins, apanhou do Penapolense, que segue na zona do rebaixamento, por 3 a 1, gols de Manuel e Rafael Sayão (2). Raul diminuiu para o Elefante da Noroeste.

CLASSIFICAÇÃO

1º Água Santa – 25 pontos (classificado)
2º XV de Piracicaba – 23 pontos (classificado)
Portuguesa Santista – 23 (classificado)
4º Juventus – 22 pontos
5º Rio Claro – 21 pontos
6º Inter de Limeira – 17 pontos
7º Votuporanguense – 15 pontos
8º Taubaté – 14 pontos
Santo André – 14
10º Sertãozinho – 13 pontos
Linense – 13
Atibaia – 13
13º Nacional – 12 pontos
14º Portuguesa – 11 pontos
15º Penapolense – 10 pontos
16º São Bernardo – 9 pontos

13ª e antepenúltima rodada da primeira fase

Terça-feira (19/3)

19h15 – Sertãozinho x Santo André
21h30 – Atibaia x Portuguesa

Quarta-feira (20/3)

15h – Nacional x Inter de Limeira
15h – Água Santa x Penapolense
19h30 – São Bernardo x Linense
20h – Taubaté x Portuguesa Santista

Quinta-feira (21/3)

15h – Juventus x Rio Claro
15h – Votuporanguense x XV de Piracicaba


ARTILHEIROS

7 GOLS
– Dadá e Alvinho (Água Santa)

6 GOLS – Caio Mancha (Taubaté) e Ronaldo (XV de Piracicaba)

5 GOLS – Anderson Cavalo (Portuguesa), Rodriguinho (Portuguesa Santista), Elton (Rio Claro) e Italo (XV de Piracicaba)