Paulista A2: XV derrota Portuguesa, que deixa o G8, e lidera com Taubaté, Água Santa e P.Santista

Quatro equipes saem na frente em busca das oito vagas para a segunda fase da Segunda Divisão: os populares Nhô Quim, Burro da Central, Netuno e Briosa. Já a Lusa do Canindé ainda não venceu e, outra vez, começa a preocupar a sua torcida

Futebol Caipira, por Luiz Ademar
São Paulo, 23 de janeiro de 2019

O equilíbrio será a marca registrada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A2), Tanto que ao término da segunda rodada, nesta quarta-feira (23/1), quatro clubes seguem com 100% de aproveitamento: XV de Piracicaba, Água Santa, Taubaté e Portuguesa Santista. E apenas três equipes perderam as duas seguidas: Penapolense, Nacional e Sertãozinho.

Outro detalhe significativo são alguns clubes que estão fora do G8: São Bernardo, clube que mais investiu em reforços, a Portuguesa, que segue sua triste sina de rabeira, Votuporanguense, o campeão da Copa Paulista, e o Atibaia, campeão da Série A3 (Terceira Divisão) em 2018.

Em Piracicaba, no estádio Barão de Serra Negra, o XV, do técnico Tarcísio Pugliesi, venceu a Portuguesa, com facilidade, por 2 a 0. No segundo tempo, quando o placar já estava definido, a partida teve quase uma hora de paralisação por causa da forte chuva que caiu na cidade e deixou o gramado totalmente alagado.

A vitória do XV não demorou para ser consolidada. Logo aos oito minutos, Gilberto Alemão cobrou falta com força e o goleiro Dida falhou: 1 a 0. Aos 34, Ítalo fez bela jogada individual e acertou belo chute: 2 a 0.

Na etapa final, com Kleiton Domingues e Luizinho no time titular, a Portuguesa voltou melhor. Mas com menos de 15 minutos começou um temporal em Piracicaba e parou o jogo por quase uma hora. As duas equipes voltaram a campo frias, com o gramado impraticável, e mesmo com a Lusa finalizando não foi possível sequer descontar.

Já em Taubaté, o Burro da Central sofreu para vencer o Rio Claro por 1 a 0. O único gol da partida aconteceu somente aos 47 minutos do segundo tempo, com o meia Ricardinho, que estava fazendo a sua estreia ao entrar na vaga de Claudinho.

O Burro da Central, do técnico Marcelo Martellote, jogou com Rafael Roballo; Jean, Cesinha, Ferron (Henrique) e Samuel; Moradei, Elivelton, Claudinho (Ricardinho) e Erik; Juninho e Caio Mancha (Eduardo).

Quem também chegou aos seis pontos foi o Água Santa, da cidade de Diadema, comandado pelo treinador Márcio Ribeiro, que veio até a Capital na tarde desta quarta-feira e superou o Nacional, no estádio da Comendador Souza, por 2 a 0. Dadá, que marcou pelo segundo jogo consecutivo, e Everton fizeram os gols.

O quarto time com 100% de aproveitamento é a Portuguesa Santista, vice-campeã da Terceira Divisão do Paulista em 2018, ainda com o técnico Sérgio Guedes. A popular Briosa também somou os três pontos fora de casa, na cidade de Lins, diante do embalado Linense, que havia derrotado o Atibaia fora de casa na estreia.

Com autoridade, a Portuguesa Santista ganhou do Linense por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo artilheiro Rodriguinho, que balançou a rede pela segunda vez consecutiva, e Wesley, ambos no segundo tempo.

Já a dupla Internacional de Limeira e Juventus conseguiu vencer a primeira e foi logo fora de casa. O Moleque Travesso foi até a cidade de Sertãozinho e passou pelo time da casa por 2 a 1, gols de Paulo e Medina. Diego Luís descontou nos acréscimos do segundo tempo.

A Inter de Limeira foi até a cidade de São Bernardo do Campo e derrotou o Tigre do Grande ABC também por 2 a 1, gols de Nata e Bruno. Raphael Luz, cobrando pênalti, diminuiu o placar.

Dentro de casa, quem se reabilitou na Série A3 foi o Santo André. Com gols de Carlos Alberto, o Ramalhão fez 2 a 0 em cima do Penapolense.

O único empate na segunda rodada aconteceu na cidade de Votuporanga, onde o Votuporanguense ficou no 1 a 1 diante do Atibaia. Erick Salles fez para o time da casa, com Dudu deixando tudo igual.

CLASSIFICAÇÃO

1º XV de Piracicaba – 6 pontos
Água Santa – 6
Taubaté – 6
Portuguesa Santista – 6
5º Juventus – 4 pontos
6º Rio Claro – 3 pontos
Inter de Limeira – 3
Linense – 3
Santo André – 3
10º Votuporanguense – 2 pontos
11º São Bernardo – 1 ponto
Atibaia – 1
Portuguesa – 1
14º Sertãozinho – 0
Nacional – 0
16º Penapolense – 0