Série C: Conselho Técnico reúne representantes dos 20 clubes participantes para últimas definições

O fórmula de disputa será a mesma das edições anteriores da Terceira Divisão. São dois grupos com 10 equipes, jogando em turno e returno, ou seja, 18 rodadas. Ao término, os quatro primeiros de cada chave se classificam às quartas de final

Da Redação
Rio de Janeiro, RJ, 20 de fevereiro de 2019

A bola ainda não rolou para a Série C do Campeonato Brasileiro 2019, mas a preparação para a competição começou na última desta terça-feira (19/2). Em Conselho Técnico realizado na sede da CBF, representantes dos 20 clubes participantes e de Federações estaduais reuniram-se com a diretoria da CBF e debateram temas importantes sobre o torneio.

O presidente Antônio Carlos Nunes abriu o encontro, que contou, na mesa principal, com o diretor executivo de gestão, Rogério Caboclo, o vice-presidente Fernando Sarney, o secretário-geral, Walter Feldman, o diretor jurídico, Carlos Eugênio Lopes, o diretor de registro, transferência e licenciamento, Reynaldo Buzzoni, e o diretor de competições, Manoel Flores.

Grupos

Os 20 clubes participantes foram divididos em dois grupos de 10, sendo que no A foram colocadas todas as agremiações da Região Nordeste do país. No Grupo B estão equipes das regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

“Com isso garantimos um benefício no fator logístico para os clubes, já que as viagens serão menores e colaboram para que os jogadores tenham desgaste menos intensivo para cada partida´´, afirmou Manoel Flores.

Neste quesito, a CBF apresentou um relatório sobre esta coordenação da operação das equipes como visitantes e comunicou a manutenção do custeio de 30 passagens, hospedagem e alimentação para os atletas.

Sistema de disputa

No total, serão 194 partidas de Série C do Campeonato Brasileiro em 2019. O sistema de disputa segue o mesmo do ano anterior: turno e returno com nove rodadas cada na primeira fase. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, enquanto os dois piores de cada chave são rebaixados para a Série D.

Todas as fases do mata-mata também serão disputadas em jogos de ida e volta. O gol qualificado continua extinto. Serão 24 datas na competição. A estreia acontecerá no dia 27 ou 28 de abril, enquanto o término tem data para 6 de outubro.

Limite de inscrições

Foi definido pelos presentes que haverá um limite de 35 atletas inscritos por clubes, com a permissão de cinco substituições. O prazo limite para o registro de jogadores será até a 15ª rodada da Série C.

Público

A partir da segunda fase do torneio, os clubes terão de mandar seus jogos em estádios com capacidade para pelo menos dez mil torcedores. Para a fase inicial, no entanto, não há capacidade mínima. O preço dos ingressos segue com mínimo de R$ 10, com meia-entrada a R$ 5.

Bola da competição

O modelo oficial da Série C 2019 será a Topper V Samba CPO PRO. Cada clube receberá 100, em quatro entregas de 25 cada, nos mês de março, abril, maio e julho.

Comissão de Clubes

A reunião marcou também a eleição de representantes dos clubes da Série C na CBF. Os presidentes de Santa Cruz-PE, Constantino Júnior, e Luverdense-MT, Helmut Lawisch, passam a integrar a Comissão Nacional de Clubes como membros efetivo e suplente.

Tabela

A Diretoria de Competições da CBF divulgou também a tabela básica da Série C 2019. Estão disponíveis a sequência de jogos da competição em suas datas-base até os dois jogos da grande final. O detalhamento com datas definitivas, horários e locais será anunciado em breve pela DCO.

Primeira rodada:

Globo-RN x Ferroviário-CE
Sampaio Corrêa-MA x Santa Cruz-PE
Náutico-PE x Treze-PB
Botafogo-PB x ABC-RN
Confiança-SE x Imperatriz-MA
Luverdense-MT x Tombense-MG
Paysandu-PA x Volta Redonda-RJ
Boa-MG x Juventude-RS
Ypiranga-RS x Remo-PA
São José-RS x Atlético-AC

GRUPO A

ABC-RN
Botafogo-PB
Confiança-SE
Ferroviário-CE
Globo-RN
Imperatriz-MA
Náutico-PE
Sampaio Corrêa-MA
Santa Cruz-PE
Treze-PB

GRUPO B

Atlético-AC
Boa-MG
Juventude-RS
Luverdense-MT
Paysandu-PA
Remo-PA
São José-RS
Tombense-MG
Volta Redonda-RJ
Ypiranga-RS

Fonte: assessoria de imprensa da CBF