Série C: Depois de 30 anos, Cuiabá recoloca a capital mato-grossense na Série B após eliminar Atlético-AC

O empate por 2 a 2 com o Atlético-AC, fora de casa, garantiu o sonhado acesso do popular Dourado à Série B e também assegurou vaga nas semifinais da Terceira Divisão do Brasileiro, onde ira encarar o Botafogo-SP, em melhor de duas partidas

Da Redação
Cuiabá, MT, 28 de agosto de 2018

O Cuiabá Esporte Clube venceu o mata-mata contra o Atlético Acreano nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C, a terceira divisão nacional. Além do tão sonhado acesso à Série B, a segunda divisão nacional, o Dourado garantiu vaga nas semifinais da competição atual, onde ira encarar o Botafogo-SP, em melhor de duas partidas.

Em 2019, a cidade de Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso volta a ter um representante na Série B, depois de 30 anos. O Mixto Esporte Clube, o Alvinegro da Getúlio Vargas, e o Clube Esportivo Dom Bosco, o Leão da Colina, foram últimos times cuiabanos a disputar a competição.

As duas equipes disputaram a primeira fase da Série B de 1989 pelo Grupo A, ao lado de Nacional-AM, Princesa do Solimões-AM, Rio Branco-AC e Rio Negro-AM, mas não avançaram. O Dom Bosco (o clube mais antigo do estado) ficou na quarta posição da chave, com 10 pontos (cinco vitórias e cinco derrotas), enquanto que o Mixto (o time com maior torcida no Mato Grosso) terminou em quinto lugar, com 8 pontos (quatro vitórias e seis derrotas).

Além das três equipes da capital, o Mato Grosso também contou com a participação de mais três de seus clubes em toda a história da Série B.

No início da década de 80, o estado foi representado na Série B pelo Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense (CEOV), da cidade de Várzea Grande. O Chicote da Fronteira participou modestamente de três edições, 1980, 1982 e 1983.

Na década de 90, o representante foi o Barra do Garças Futebol Clube, da cidade de Barra do Garças, que disputou as edições da Série B de 1994 e 1995. Com dívidas com a CBF, o Galo da Serra foi impedido de disputar a competição em 1996.

Recentemente, o Mato Grosso vinha sendo representado desde 2014 na Série B pelo Luverdense Esporte Clube, da cidade de Lucas do Rio Verde. Depois de quatro temporadas, em 2017, o Verdão do centro-oeste foi rebaixado e este ano disputou a Série C.

 

Fonte: Luiz Carlos Éden – Sorocaba (SP)